quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Publicitário (a)

     


Varei a noite.
  Nem comecei o curso, mas digo, digo a 7 anos que sou apaixonada por essa profissão! 
              Antes disso eu pensava em Radio e TV, mas descobri o que era e mudei logo para Publicidade e Propaganda. É, decididamente fácil assim, sinto até que nasci para dizer que quero ser publicitária, embora nao sei como é realmente ser. Cresci sob encantamentos da arte expressas por informação, essa é a razão dos frenesis que me vêm só de pensar em uma equipe grande formando um corpo só, uma só mente, construindo algo que possa persuadir qualquer publico alvo. É inovar, é conhecer as pessoas para agradá-las, é fazer um nome soar aos ventos é ter a humildade de dizer NÓS fizemos isso por trás das câmeras. 
               Não sei escrever, mas foram palavras do coração, sem coesão ou correção. Se você se interessou em fazer PP, saiba que ouvirá muito: "Ixi, mas um pobre na família", "Um vagabundo isso, sim"... e por ai vai (→ veja mais )
Ainda nao sabe o que é?


“Vá ao cinema, assista TV, leia jornal, ande pelas ruas, converse com as pessoas e veja o trabalho dos camelôs”, sugere Jairo Carneiro, vice-presidente-executivo da ABP (Associação Brasileira de Propaganda). 


          Vivo imaginando nos meus tempos totalmente livres um comercial de tv para o camelô da rua de baixo, ou um editorial para o brechó, outdoors e anúncios na revista para o Adalberto da quitanda.. Se você é assim veja ALGUNS FILMES COM PUBLICITÁRIOS




          Um Publicitário pode  estar na área de Atendimento (inicia-se o trabalho com as funções deste setor, que é a "ponte" entre o cliente e a agência. É este profissional quem realiza a comunicação entre ambos. Também é o responsável por fiscalizar o andamento do trabalho e verificar se está de acordo com os desejos do cliente. É ele quem faz o briefing do contratante), Tráfego (trabalha com o setor de atendimento, pois cuida da organização da campanha, verificando prazos de entrega e andamento dos trabalhos. É envolvido com todos os setores de produção), Planejamento (organiza e define as atividades a serem realizadas para este cliente ao longo do tempo de contratação com base na verba disponibilizada. O briefing é o principal instrumento de trabalho, pois nele estão inseridas informações detalhadas sobre o funcionamento da empresa, bem como esta se encontra no momento em que o planejamento é feito e quais as intenções do cliente com a campanha), Pesquisa (os integrantes desta equipe devem verificar como está o mercado para determinado segmento, avaliar concorrentes e oportunidades. Também deve averiguar os gostos do público-alvo definido e adicionar à pesquisa informações consideradas relevantes), Promoção (a este profissional cabe a tarefa de definir a promoção mais adequada à campanha. O trabalho é minucioso e sua execução é de curta duração, por isso deve ser muito bem elaborado para que não ocorram falhas durante seu cumprimento), Assessor de comunicação (permite o relacionamento entre a empresa e o público através de estratégias definidas conforme os objetivos do cliente), Diretor de criação (coordena todo o processo de criação junto ao redator e diretor de arte. É quem autoriza as sugestões destes setores e direciona as campanhas para que estejam condizentes com o briefing), Diretor de arte (profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias, projeção e execução de comerciais, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena), Produção gráfica (o produtor gráfico é quem materializa, define a melhor forma de produção e realiza o orçamento das peças criadas para a campanha. Seu trabalho se inicia após definições do diretor de criação), Redator (o redator cria slogans, textos, títulos, ou seja, toda a parte textual da campanha é de responsabilidade deste profissional. Para a redação não bastam boas ideias, é preciso conhecer o que antecede a criação de um texto, como formas de persuasão, por exemplo), Fotógrafo (o fotógrafo de publicidades é especialista em técnicas que tornam a concepção do produto mais atrativa dentro de seus objetivos. Na pós produção o fotógrafo pode utilizar de recursos gráficos para a finalização do trabalho, quando necessário), Mídia (através de pesquisa sobre o público-alvo, o responsável pelo setor de mídia define quais serão os veículos utilizados, horários adequados e frequência de veiculação do material a ser divulgado. Tudo de acordo com a verba disponibilizada pelo cliente), New media (voltado a um público de características específicas, onde mídias convencionais não são consideradas atrativas. Trabalha-se com a internet, principalmente, e mídias que são criadas a partir de necessidades) e RTVC (cuida da produção de peças publicitárias para mídias audiovisuais, como rádio, cinema e televisão. Este profissional atua na produção, gravação e edição). 
           São tantas coisas, e um profissional em Marketing ou Publicidade nao precisa ser criativo, até porque exite uma matéria na faculdade que ensina como desenvolver a criatividade. Nem precisa ser extrovertido e dinâmico, pois tem publicitário que fica o dia inteiro no computador como em New Media. Ou pode até ser tudo!
                
Seu problema é a ganância? Publicitários ricos/famosos

Washington Olivetto
                           Roberto Luiz Justus 



             
Nizan Guanaes

Recomendado, por ordem de importância

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