terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mais que dia dos namorados, é do amor universal

             Hoje, Valentine's Day ou dia de São Valentim, não é o dia dos namorados, é o dia de São Valentim, uai.
Como assim? 
Bem, esse senhor São, o tal Valentim era bispo no período da Idade Média em Roma onde ocorriam guerras frequentes por dominação territorial. O Imperador de Roma na época era Marco Aurélio Valério Cláudio, ou mais conhecido como Claudio II.

O imperador, como todos os outros, se achava demais, frio e prepotente. Acreditava que os combatentes nas guerras, seus soldados, eram mais eficientes e lutavam com o coração pela pátria quando este nao estivesse nas mãos de uma mulher, ou seja, preferia que fossem todos soteiros. Dizia que o amor atrapalhava, confundia e que nao prestavam para o campo de batalha, mas como também era palco do Romantismo, tornava-se inevitável que nao estivessem apaixonados, era modinha.

Por isso, o Seu Claudio proibiu o casamento, romances e lances. Caos! São Valentim não se conformava e quase chegou a levar uns bofetes do imperador, mas depois deste tê-lo ameaçado a perder seu posto no clero, o bispo decidiu fazer casamentos secretamente, permitia que casais se encontrassem na igreja e tudo mais. Até que um oficial escrivão do imperador foi rezar pela filha de seu irmão que estava com Peste Negra, e descobriu toda a artimanha de Valentim.

Imperador traído pôs o bispo na prisão até o dia do julgamento e morte. Visitas nao eram permitidas, mas o bispo recebia por volta de 943 cartas de amor por dia. Agradecimentos e votos, por ele ter lutado e acreditado no amor até o fim. Como estavam constantemente em guerra, Claudio nao tinha muito tempo para decidir quando o bispo seria degolado, o que deixava Valentim com mais dias de vida.

Certo dia o carcereiro ficou muito doente e precisou que sua linda filha cega, de apenas 14 anos, ficasse em seu lugar, para nao perder o emprego quando melhorasse. Mas ela nao conhecia o ambiente da prisão e nao sabia onde ficava nada, então Valentim a ajudava, e pelo som da voz dele ela conseguiu cuidar dos presos durante 2 meses, tempo suficiente para que consolidassem uma relação, forte como de irmãos, de familiares, de amigos, de amantes.

No dia de sua execução, o bispo disse a ela que o amor que ele sentia por ela nao podia ser desperdiçado e Deus daria uma demonstração desse amor quando o levasse. Dito e feito, logo que Valentim morreu um milagre aconteceu, a filha do carcereiro recuperou a visão e essa foi a maior prova de amor que já existiu na Terra, provado por um homem e por Deus.

Portanto, o dia de São Valentim é uma comemoração cristã pelo amor universal. O amor de qualquer tipo, de qualquer fonte. É o dia de provar o seu amor.

Hoje em dia é provado com cartões, as pessoas já nao têm mais tempo para coisas maiores, parece. Mas espero que acreditemos no amor até o fim dos tempos, porque assim, milagres acontecerão.

Amável Tempo Livre *-*

Música de amor, feita com amor! Feliz dia de Sao Valentim, meus amigos lindos! s2

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...